ESCREVA EM NOSSO MURAL !!!

Negue (1960)

Postado por Rádio Boêmia! 08:39, Leia | Comentários




Negue (1960 )

Samba Canção


Adelino Moreira e Enzo de Almeida Passos
Intérprete Maria Bethânia



O gênero samba-canção ainda em moda nos anos 60 teve em Adelino Moreira um de seus mais fieis representantes.
Adelino, português de nascimento mas no Brasil desde menino, iniciou sua carreira profissional pelas mãos de Braguinha então diretor artístico da Continental Discos, onde gravou em 1944 os fados "Saudades" e "Olhos d'Alma" de Campos e Morais. Seguiu sua carreira como cantor e violonista mas sem muito sucesso; em 1948 voltou a Portugal, gravando canções brasileiras; retornando ao Brasil em 1950 iniciou sua carreira de compositor sendo a primeira a marcha "Parafuso" em parceria com a dupla Zé da Zilda e Zilda do Zé; no mesmo ano conheceu Nelson Gonçalves que viria a ser seu parceiro musical e empresarial; normalmente Adelino compunha e Nelson gravava, mas em algumas composições como o bolero "Fica comigo esta noite", os dois assinaram a composição.
Em 1957 a composição "A volta do boêmio" de Adelino e gravação de Nelson Gonçalves vendeu a enorme cifra de um milhão de cópias, fato auspicioso para as condições do mercado brasileiro na época.
Seus maiores sucessos foram "Meu vício é você", "Escultura", "Meu dilema", "Doidivana", "Deusa do asfalto", "Êxtase", "Flor do meu bairro", "Beijo roubado", "Garota solitária", entre inúmeros outros.
Mas o maior sucesso de público e crítica foi "Negue", samba canção composto em parceria com Enzo de Almeida Passos; foi lançado inicialmente por Carlos Augusto na Odeon e regravado por vários cantores de diferentes estilos e épocas como Cauby Peixoto, Agostinho dos Santos e Maria Bethânia.
Adelino Moreira foi profícuo e competente compositor de sambas canções com linguagem simples e de fácil aceitação popular sendo por isso chamado por muitos críticos de compositor "brega"; segundo ele próprio teve 1200 músicas gravadas e foi parceiro de Nelson Gonçalves durante 40 anos.









Negue (1960)



Samba Canção


Adelino Moreira e Enzo de Almeida Passos
Intérprete Maria Bethânia



Negue seu amor o seu carinho
Diga que você já me esqueceu
Pise machucando com jeitinho
Esse coração que ainda é seu

Diga que meu pranto é covardia
Mas não esqueça
Que você foi meu um dia

Diga que já não me quer
Negue que me pertenceu
E eu mostro a boca molhada
E ainda marcada pelo beijo seu!

0 comentários:

Postar um comentário

1

Dominó

TOP Grupo 1
Dominó

2

Balão Mágico

TOP Grupo 2
Balão Mágico

3

THE FEVERS

TOP Grupo 3
THE FEVERS

4

Os Mutantes

TOP Grupo 4
Os Mutantes

5

BEE GEES

TOP Grupo 5
Bee Gees

6

BARÃO VERMELHO

TOP Grupo 6
Barão Vermelho

7

Os Mutantes